segunda-feira, 23 de março de 2015

Criação de Galos com Mais de Um Metro de Altura Começa a se Popularizar no Brasil

Acredite:
não são a cadeira e o tonel que são pequenos.
Os galos é que são grandes, mesmo. 
Ovos,
pintos,
galos e galinhas
da raça "índio gigante"
já são comercializados
em vários estados brasileiros.


No dia 14 deste mês, criadores da raça de galos e galinhas "índio gigante" se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima em Boa Vista, a capital do estado, para discutir sobre a criação dessas aves. Os principais diferenciais entre esta e outras raças já bem conhecidas no Brasil são os tamanhos e os pesos das aves: um galo índio gigante chega a medir mais de um metro de altura e pesar quase oito quilogramas.
Aos poucos a raça está sendo difundida e mais conhecida em vários estados do país, mas os especialistas advertem que os criadores precisam conhecer mais sobre suas características raciais específicas, formas mais adequadas para a criação, etc. No encontro em Boa Vista, o engenheiro agrônomo da secretaria, Volney Parente, informou que cerca de 20 criadores já se dedicam à criação do "índio gigante" em Roraima mas são na maioria pequenos produtores que não conhecem muito bem a raça, e que ela não pode ser criada como qualquer outra raça de galos e galinhas. É preciso difundir mais informações técnicas e científicas para que os criadores possam obter mais benefícios, inclusive econômicos. 
O galo índio gigante apresenta algumas vantagens para os criadores se comparado a outras raças. Na criação da raça caipira, por exemplo, demora-se de oito meses a um ano para se conseguir um galo de até três quilogramas. Com quatro meses já é possível obter-se um galo índio gigante com mais de cinco quilogramas, que dificilmente contrai doenças e pode ser alimentado apenas com milho e criado solto.
Algumas pessoas dizem que a raça é originária da Índia, mas isto não é verdade. A raça surgiu no Brasil há cerca de 40 anos como resultado de cruzamentos de várias outras. Algumas espécies já foram exportadas para diversos países onde, além da carna ser muito apreciada, a ave é muito vendida para finalidade ornamental. 

Foto: Gazeta do Triângulo.
Volney Parente disse que recentemente, em Minas Gerais, um galo com 1,14 metro e uma galinha com quase um metro (99 centímetros) foram vendidos por R$ 8 mil para servirem como ornamentos numa propriedade. Oscar, outro galo dessa raça, se tornou famoso em Araguari, em Minas Gerais. Seu dono, Paulo César da Silva, disse que é o maior galo que ele mesmo já viu na vida. De fato, Oscar tem um metro e 15 centímetros (1,15 m) de altura.  É ele que aparece na foto ao lado. No vídeo da TV Pontual, de Morrinhos, em Goiás, é mostrada integralmente uma reportagem que revela vários detalhes sobre o galo índio gigante e como ele deve ser criado. 


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são importantes. Grato por sua participação.