terça-feira, 28 de abril de 2015

Economize Evitando Desperdícios nas Silagens

Foto: Info Escola
Para garantir lucros,
é preciso
aproveitar oportunidades
para reduzir o desperdício nas silagens.

Você deve estar querendo perguntar: "'silagem' ou 'ensilagem'?" Para não deixar dúvidas quanto a isto, expliquemos as diferenças entre as duas coisas. "Silagem" é o que resulta da fermentação de forrageiras em processo de anaerobiose. "Forrageira" é qualquer tipo de vegetal que possa servir como alimento para animais ou colhido e guardado para ser utilizado mais tarde. "Anaerobiose" (ou "anaerobismo") é uma reação química e biológica causada pela ausência ou pela presença excessiva de oxigênio no ar. Essa fermentação é realizada por bactérias. A silagem é o produto proveniente dela, e a palavra vem do fato da forragem ser picada e acondicionada em silos. O processo durante o qual ocorre a anaerobiose é que se chama "ensilagem". 
Marcelo Hentz Ramos é especialista em bromatologia, uma ciência dedicada ao estudo dos valores nutritivos dos alimentos. Ele é diretor da 3r Lab, empresa especializada em análises bromatológicas, sediada em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil). Hentz garante que o maior custo de produção da silagem não é referente aos preços da terra, de fertilizantes, nem é o custo de plantios ou de colheitas: é relacionado ao encolhimento. No decorrer da leitura deste artigo, você entenderá o que é o "encolhimento" neste caso.
Marcelo explica que a magnitude da perda física e econômica do encolhimento associado à silagem faz com que a atenção a esse problema se torne prioridade nas fazendas. Ele diz que mesmo com o melhor manejo, a perda mínima de matéria seca é inevitável, mas há oportunidades para reduzir o encolhimento. "É importante entender onde e por que o encolhimento está ocorrendo", diz Marcelo, explicando que é a partir desses dados que se pode desenvolver melhor uma estratégia para controlá-lo. O especialista alerta para o fato de que cada uma das fases (enchimento, fermentação e remoção) precisa receber atenção específica. Ele explica também que, na colheita, qualquer volume de oxigênio que permanece na silagem após esta ter sido colocada no silo será consumida por micróbios e isto elimina ingredientes importantes. A isto soma-se o fato de que o processo libera água, dióxido de carbono e calor, fatores que atraem ainda mais micro-organismos indesejáveis. O enchimento do silo inclui fatores como umidade da colheita, taxa de enchimento, peso do trator de compactação, camadas e ângulos de enchimento, que devem ser considerados muito importantes para minimizar o encolhimento. 
Durante a fermentação, açúcares se transformam em ácidos orgânicos. Marcelo diz que esse processo reduz o pH (potencial de hidrogênio) e isto contribui para a preservação da silagem. No entanto, ele adverte que a eficiência em que essa preservação acontece varia muito porque é determinada pela ação de micro-organismos específicos responsáveis pela condução do processo. Ele informa que bactérias que produzem ácido lático são as melhores para essa finalidade, mas podem perder na competição com outras bactérias presentes na planta e estas podem consumir os açúcares existentes. Para resolver o problema, Marcelo diz que inoculantes (produtos capazes de substituir fertilizantes) cientificamente aprovados podem contribuir para a proliferação das bactérias produtoras de ácido lático, mas é preciso saber escolhê-los bem porque variam em qualidade. Como diz um ditado, "cada caso é um caso" e, para saber qual é o melhor inoculante para o seu caso, é melhor você mesmo consultar um especialista.
Marcelo Hentz Ramos também informa que pelo menos a metade da perda de matéria seca ocorre quando a silagem é exposta ao oxigênio. Ele explica que, no caso do encolhimento na remoção, leveduras aeróbicas e bactérias que permanecem dormentes durante a fase anaeróbica sairão dessa dormência e consumirão nutrientes importantes. Complicando um pouco mais a situação, o pH aumenta por causa do aumento de exposição da silagem ao oxigênio, e isto contribui para a proliferação de fungos. O especialista conclui dizendo que o encolhimento da silagem é um fator muito importante que precisa ser muito bem monitorado. "O administrador da fazenda precisa entender muito bem como cada uma das fases está sendo realizada e avaliar bem a utilização de um inoculante para evitar a perda por encolhimento", adverte Marcelo.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são importantes. Grato por sua participação.